top of page

COMBO 1: Projeto: Técnicas Histológicas (Parafina) + Minicurso: Procedimentos experimentais utilizando animais modelos

​

 

5 VAGAS

 

Resumo: Tem como objetivo capacitar os participantes para o manejo de animais experimentais, bem como eutanásia, coleta e fixação de material biológico. O curso apresenta as condutas adotadas no laboratório, normas de biossegurança e descarte, protocolos, meios de coleta e os principais fixadores utilizados. O projeto abrange a inclusão e o preparo de lâminas histológicas em parafina, as colorações de rotina como HE (Hematoxilina-Eosina), PAS (PeriodicAcidSchiff), Picrosiriusrede suas aplicações. Após a montagem das lâminas histológicas, as mesmas serão analisadas qualitativamente pelos alunos em microscópio de luz identificando alterações histopatológicas mais comuns e artefatos de técnica. As atividades serão desenvolvidas no Biotério do Departamento da Biologia Geral e no Laboratório de Biologia Estrutural.

​

​

COMBO 4: Projeto Citogenética de insetos + Minicurso: Montagem de cariótipos utilizando Photoshop

 

6 VAGAS

 

Resumo: Objetiva proporcionar conhecimento prático e teórico para aplicação de técnicas básicas de citogenética convencional. Na parte teórica serão abordados conceitos básicos de citogenética, sua importância e aplicação. A parte prática, consistirá na obtenção de cromossomos metafásicos de insetos, seguindo da caracterização dos mesmos quanto o número e morfologia. Posteriormente será executada a prática Banda-C, onde serão identificadas as regiões de heterocromatina em cromossomos metafásicos. O projeto será realizado no Laboratório de Citogenética de Insetos. Por meio dessas atividades os alunos poderão conhecer a rotina de um laboratório, bem como praticar o conhecimento adquirido para o início de atividades relacionadas a citogenética. As atividades serão desenvolvidas no Laboratório de Citogenética de Insetos.  

COMBO 2: Projeto: Preparo de amostra, microtomia e aquisição da imagem na microscopia de luz + Minicurso: Preparo de amostra – desvendando o protocolo

 

5 VAGAS

 

Resumo: O objetivo é compartilhar conhecimento teórico e prático na área de morfologia interna de insetos, com foco no aparelho reprodutor. O minicurso trará informações teóricas a respeito do preparo de amostras a fim de que os participantes compreendam cada etapa do processamento. Teremos como modelo os insetos, mas as técnicas utilizadas poderão ser aplicadas a diversos modelos animais. Além disso, serão abordadas algumas etapas do processamento de material para microscopia eletrônica de transmissão. Nosso projeto trará uma abordagem prática do preparo de amostras para microscopia de luz. Desde a dissecção, passando pelas etapas de fixação, desidratação, inclusão em resina, microtomia, preparo de lâminas histológicas, coloração e aquisição da imagem sob microscópio de luz, até o tratamento da imagem para obtenção de um belo resultado final. As atividades serão desenvolvidas no Laboratório de Ultraestrutura Celular.  

​

COMBO 5: Projeto: Análises de marcadores oxidativos e enzimas antioxidantes + Minicurso: Radicais livres e marcadores oxidativos no reparo tecidual

​

5 VAGAS

 

Resumo: Radiais livres são moléculas reativas contendo um certo número de elétrons desemparelhados que são produzidas no curso normal do metabolismo energético. Os efeitos tóxicos destes radicais são introduzidos no interior celular, desencadeando reações deletérias denominadas de estresse oxidativo. Quando um tecido é lesado é comum ocorrer aumento na geração de espécies reativas de oxigênio (ERRO’s), que é um radical livre, promovendo alterações nos lipídeos, proteínas e no DNA da célula causando estresse tecidual e diminuição da função celular. O controle da formação destas espécies radicalares é feito pelas enzimas antioxidantes, por isso durante o processo de reparo cutâneo é desejável que a quantidade destas enzimas seja aumentada para proteger o tecido da ação destes radicais. A Superóxido Dismutase (SOD) e a Catalase (CAT) constituem a primeira linha de defesa enzimática, que  neutraliza o íon superóxido (O*) e a água oxigenada (H2O2) respectivamente, que são produzidos pela cadeia transportadora de elétrons durante a formação do ATP. Assim, o aumento do sistema antioxidante formado principalmente pelas enzimas SOD, CAT  são extremamente importantes para acelerar a recuperação do tecido cutâneo lesado, uma vez que, o aumento destas enzimas diminuem os níveis de radicais livres, reduzindo o processo inflamatório e consequentemente à acelerando do processo de cicatrização de feridas.  

COMBO 3: Projeto: Cultivo de células e triagem de compostos + Minicurso: Triagem de compostos em cultivo celular: avaliação de potencial leishmanicida e toxicidade em macrófagos

4 VAGAS

 

Resumo: Introdução às normas e práticas de cultivo celular, esterilização de materiais para a cultura de células, biossegurança,linhagens celulares disponíveis e bancos de células,manutenção e repique dos cultivos celulares,contagem de células. Os alunos selecionados irão aprender a preparar e esterilizar todos os materiais (Filtros, meios de cultura, garrafas, ponteiras, microtubos, pipetas, barcas, etc.) necessários para os experimentos que serão realizados. Em seguida, irão realizar a contagem, repique e plaqueamento de células de Leishmania braziliensis, Leishmania infantumchagasie macrófagos, para posterior análise do efeitoleishmanicida de compostos e sua toxicidade em macrófagos. As atividades serão desenvolvidas no Laboratório de Bioquímica Celular e Bioprodutos.  

bottom of page